Parece que a tendência da sustentabilidade realmente mexeu comigo e segue abaixo mais um post sobre isso. Este é o link para o site da “changing the change”.
Uma conferencia internacional que ocorreu na Itália e abordou o papel e a capacidade do design na investigação da transição rumo à sustentabilidade.
O site esta em inglês porem, acho que vale uma olhada próxima e atenta aos conceitos.
Apenas para instigar vocês colo abaixo a introdução de um artigo que o Ézio Manzini (traduzido por mim a partir de material extraído de seu blog) preparou para a conferencia.
"Ser um designer significa ser um otimista: dadas as dificuldades, todos os problemas que nos são dados, mesmo os mais difíceis, tudo o que nós podemos fazer é presumir que existe uma possibilidade de superá-los, não porque nós não consigamos ver as dificuldades (designers devem também ser realistas), mas porque não temos alternativa.
Para ser um designer temos de fazer propostas, e não podemos deixar de embasar elas sobre as oportunidades com as quais nos deparamos.
Parece-me que, confrontados com um mundo que deriva rapidamente para a catástrofe, precisamos deste realismo-otimismo do designer mais do que nunca.
Nós temos que ver os problemas, mas também de pensar que, apesar de tudo, é possível resolvê-los, temos de começar a procurar soluções.
Talvez seja por isso que todos nós estamos aqui hoje."
Nenhum comentário:
Postar um comentário