quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Bienal de Design Gráfico 2 - a missão

Pessoal, o tempo realmente voa. Olhando a data percebo que já se vai um mês desde a ultima postagem. Enfim, não adianta lamentar e sim postar né? Pois bem, vamos nessa. Complemento o news abaixo contando pra vocês que, a pouco descobrimos Queria complementar o post abaixo com uma ótima notícia, outro trabalho da pontodesign foi aceito na Bienal de Design Gráfico.É a Identidade Visual da Marca FlexPave, criada para a Greca Asfaltos. Vale ressaltar que este trabalho foi feito na época que o Fábio ainda estava na equipe e ele esteve a frente da criação deste trabalho. Parabéns a toda a equipe.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

pontodesign na Bienal Brasileira de Design Gráfico





Tenho a grata tarefa de comunicar a todos que, o Livro "O Comércio do Paraná", criado e produzido para a Federação do Comércio do Estado do Paraná acaba de ser selecionado para compor a 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

A Bienal organizada pela ADG seleciona os melhores trabalhos de design gráfico do período. É difícil dizer se esta é a maior premiação que um designer pode ter porem, é com certeza um grande reconhecimento para um trabalho gráfico, pois, como pode ser visto na lista de peças selecionadas estão presentes as maiores e melhores empresas de design gráfico do Brasil. Algumas delas inclusive, podemos dizer que estão entre as grandes da América do Sul.

Eu, e com certeza toda a equipe, estamos muito felizes com este reconhecimento. Mesmo não sendo a primeira vez (a pontodesign fez parte também da oitava bienal brasileira de design gráfico) isso só reforça a capacidade de planejamento, criação e produção gráfica que a pontodesign possui.

Mais uma vez, está claro que, mesmo sendo pequenos, mesmo sendo poucos loucos juntos estamos aptos a brigar de igual para igual (e as vezes bater) nos melhores do pais.

Obrigado a todos. Prometo em breve colocar fotos melhores do livro e, se tudo der certo, comunicar outras boas notícias. Abraços.

Direção de design: Joaquin F. Presas.
Texto: José Luiz de Carvalho, Aimoré Índio do Brasil Arantes.
Revisão: Senival Silva.
Design: Joaquin F. Presas, Mozart Brito, Rodrigo Paulique, Tiago Tavares, Gustavo Moraes e Fabio Heinzen.
Arte Final: Fabio Heinzen.
Fotografia: Nilson Santana.
Tipografia da Capa: Ana Paula Adamowicz.
Produção Gráfica: Ana Paula Adamowicz.

parece que deu tudo certo na rádio

Como voces sabem ontem participei do programa debate&rebate na rádio rock.
Não sou a pessoa mais adequada porem, parece que no final das contas deu tudo certo.
obrigado a Patricia Piana (minha esposa) que estava lá e ao Mozart e ao Gustavo que foram lá dar apoio.
Ao marcilio e ao pessoal do sexto período que foram lá tomar cerveja mando um beijo na bun.. Seguem algumas fotos.



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Joaquin da 91 Radio Rock - Debate e Rebate





Pessoal. Hoje, dia 10/11, estarei na mesa do Debate & Rebate com o tema “PERSONAGENS na publicidade”.
Vou debater com o grande Sérgio Reis (que não é o cantor), profissional de comunicação e marketing desde 1963.
Foi Superintendente de Marketing do Grupo Positivo por tres anos. Nos ultimos anos tem prestado consultoria a diversas empresas no Parana, São Paulo e Minas Gerais.
É isso ai! O programa é AO VIVO, às 21hrs, direto do estúdio montado no 2º piso do Shopping Estação. Quem quiser comparecertem espaço pra plateia e sorteio de brindes da rádio.
Para quem não conseguir ir mais quiser saber sobre o programa pode acessar depois o blog do programa.
Eu estarei lá!!!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

compartilhando: cores e mais cores:

Desnecessário dizer o quanto importante são as cores no design e na direção de arte.
Para auxiliar compartilho com vocês algumas ferramentas e "resources" que utilizo na web.
• Site da adobe para criação de paletas - http://kuler.adobe.com
• Site para criar paletas de cores - http://www.colorblender.com
• Site sobre teoria das cores - http://www.mariaclaudiacortes.com
• Pantoneira online - http://www.weezer.es/weezer-pantone.htm
• Tabela de cores - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cores
• Banco de cores - http://wellstyled.com/tools/colorscheme2/index-en.html

programas para gerir fontes

Muitas vezes as pessoas me perguntam como organizo as fontes aqui do escritório.
Então, ao invés de dizer usem este ou aquele estou indicando um blog que fez uma revisão de 25 programas de gestão de fontes.
http://www.smashingmagazine.com

Vale a pena ler

Eu sei que nem todos são afeitos a política porem, isto é mais que política, é design e comunicação. Eu estava acompanhando e, agora que se resolveu eu tinha pensado em escrever alguma coisa sobre a "arte do Obama" porem, o Brainstorm 9 mandou muito bem na cobertura então apenas indico a leitura do artigo: Barack Obama: O candidato presidente que mudou mais do que uma eleição.

domingo, 19 de outubro de 2008

Bota pra fazer

Pessoal, mesmo não lecionando a disciplina de empreendedorismo este semestre eu gostaria de indicar o site Bota pra Fazer. É uma Iniciativa do SEBRAE e do Instituto Endeavor. Com certeza vocês já viram o comercial na Televisão então, peço que agora vocês visitem o site e do Bota pra fazer e também o site da Semana global do empreendedorismo.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

pontodesign no ponto e virgula


Aconteceu ontem (15/10/2008) na Fnac do Shopping Barigui o lançamento do livro Ponto&Vírgula.

Pra quem não acompanhou a publicação, que conta com 340 páginas, é uma iniciativa do Clube de Criação do Paraná e reúne as impressões e opiniões de trinta e sete profissionais de comunicação, sócios do Clube, sobre temas variados postados no site do CCPR e relacionados ao mercado publicitário.

Estou publicando aqui pois, detre os autores estou eu e a Ana Paula Adamowicz, que somos, respectivamente diretores de criação e de atendimento da pontodesign.

Quem quiser mais informações deve acessar o site do clube: www.ccpr.org.br.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

COMUNIK 2008


Para quem quer saber mais sobre Comunicação e Marketing, de 21 a 23 de outubro, a FAE Centro Universitário promove o COMUNIK 2008, evento na área de Comunicação e Marketing que é uma oportunidade de estar em contato com profissionais do mercado, aprimorando seu conhecimento e estreitando relações com o que há de mais novo nas discussões que fomentam essas áreas. Todo o material de comunicação para a divulgação do COMUNIK 2008 foi realizado pela Talento agência experimental de comunicação da FAE.
O evento acontecerá a partir das 19h, no Anfiteatro da FAE - Rua 24 de Maio, 135, 7º andar.

Confira a programação:

21 de outubro
- Tema: Brand Entertainment.
- Ângela Smaniotto e Douglas Salvador - WOW Comunicação
- José Doroteu Fabro - TIM

22 de outubro
- Tema: Tendências e Convergência Digital
- Marcos Scheidegger - Adobe
- Rogério Júlio do Nascimento - Site Hagah

23 de outubro
- Tema: Referências Visuais
- Paulo Silveira - RPC
- Ericson Straub - Straub Design
- Marco Minini - Master Promo

Mais informações, entre em contato pelo e-mail talento@fae.edu.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

London Festival

Pra quem acha importante ficar antenado com o que acontece no mundo conto que, o júri do London International Awards anunciou ontem a lista oficial dos finalistas nas várias categorias da competição.

Olhei (meio por alto) e não vi nenhuma agencia de design porem, as agências brasileiras tiveram 26 trabalhos selecionados (short lista) e estão concorrendo a premiação que está prevista para acontecer novembro durante cerimônia em Londres.

A lista completa das agências e das peças finalistas está em http://www.liabrasil.com.br/site/ e, quem quiser pode visualizar as peças em view details (ver detalhes).

Basta escolher a categoria que deseja ver. Tem pra publicitário, designer, enfim, tem todo mundo. A imagem acima é um exemplo de um trabalho selecionado na categoria design que achei bem simples e interessante.

Pra divulgar um veículo novo da Mercedes Benz com grande capacidade interna foi enviado aos clientes um pen drive de 2GB com uma apresentação do veículo.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Essa tal de gestão do design

Não sei quem me perguntou estes dias o que exatamente é design gráfico. Bem, quem me conhece saber que não dou o peixe porem, tenho prazer em emprestar a vara e ensinar a pescar. Pois bem, para evitar que este seja um mega post eu irei listar abaixo alguns links que podem ajudar a ter uma idéia mais precisa do que exatamente é Gestão do Design. Para quem quiser se aprofundar um pouco mais eu recomendo o livro “MANUAL DE GESTÃO DO DESIGN”, do Centro Português de Design.

Sustentabilidade e eficiência

Uma outra maneira de ver a questão da sustentabilidade é pensar em eficiência. Quanto mais eficientes forem as baterias, por exemplo, menos vou precisar carregar e assim por diante.
Existe um site – infelizmente é em inglês – chamado Meta Efficient que reúne vários produtos que se encaixam nessa categoria.
Recomendo que dêem uma olha pois, mesmo estando em inglês, tem muitas imagens de referencia e, do inglês pro português o tradutor do Google vai relativamente bem.
Você pode navegar nele direto a partir da home, vendo as figurinhas ou, você pode ir direto nas categorias que mais te interessem. A barra com as categorias está no lado esquerdo, dêem uma olhada.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Changing the Change

Parece que a tendência da sustentabilidade realmente mexeu comigo e segue abaixo mais um post sobre isso. Este é o link para o site da “changing the change”
Uma conferencia internacional que ocorreu na Itália e abordou o papel e a capacidade do design na investigação da transição rumo à sustentabilidade. 
O site esta em inglês porem, acho que vale uma olhada próxima e atenta aos conceitos.  
Apenas para instigar vocês colo abaixo a introdução de um artigo que o Ézio Manzini (traduzido por mim a partir de material extraído de seu blog) preparou para a conferencia.   

"Ser um designer significa ser um otimista: dadas as dificuldades, todos os problemas que nos são dados, mesmo os mais difíceis, tudo o que nós podemos fazer é presumir que existe uma possibilidade de superá-los, não porque nós não consigamos ver as dificuldades (designers devem também ser realistas), mas porque não temos alternativa.    
Para ser um designer temos de fazer propostas, e não podemos deixar de embasar elas sobre as oportunidades com as quais nos deparamos.  
Parece-me que, confrontados com um mundo que deriva rapidamente para a catástrofe, precisamos deste realismo-otimismo do designer mais do que nunca. 
Nós temos que ver os problemas, mas também de pensar que, apesar de tudo, é possível resolvê-los, temos de começar a procurar soluções. 
Talvez seja por isso que todos nós estamos aqui hoje."

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Informação sobre "ecodesign"

Pessoal, um post rápido. Para quem tem interesse em sustentabilidade (em minha opinião todos deveriam ter) e pra quem está “antenado” nas tendências que estão despontando eu sugiro que vocês conheçam este news. O ecodesign news é um informativo e reúne algumas informações sobre o chamado ecodesign.
O site onde o news está disponível nao é bem feito e a gente tem que procurar um pouco pra achar porem, procurem que, alem de muitos outros links interessantes, de informações sobre ciclo de vida do produto o site reúne entrevistas e informações sobre o tema. Em especial, indico esta entrevista do designer Júlio Cezar Augusto da Silva.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

de ECO-FEIO (CHATO) para o ECO-ICÔNICO

Pra quem acompanha tendências segue um “report” fresquinho. Acaba de sair no http://trendwatching.com/. Eles já tinham utilizado o termo ECO-ICONIC no começo de 2008 porem, agora eles abordam com mais profundidade essa tendência e tentam detalhar isso um pouco melhor. Como sempre, o report inteiro está disponível em ECO-ICONIC e vale uma olhada porem, adianto minha leitura de algumas “guidelines” abaixo:

“Abraçando cada vez mais a onda verde de produtos e serviços acreditamos que a mudança esta se dando de forma consistente. A linha de evolução aponta algo mais ou menos assim: Saímos do ECO-FEIO (produto feios, de baixo desempenho e alto custo), daí passamos para o ECO-CHIC (eco-friendly coisas que realmente parece tão agradáveis e legais como os menos sustentáveis) e, segundo apontam as tendências, estamos passando agora para o ECO-ICONIC:

São objetos “eco-friendly” que, em negrito, de forma icônica e com design marcante ajudam seus donos a expressar suas eco-consciências para seus pares.
O centro – o coração – do ECO-ICONIC é uma mudança de status (não é sempre isso no fundo?): Muitos consumidores estão famintos para anunciar seu comportamento verde e suas posses para os outros milhões de pessoas que estão realmente interessados no estilo de vida “verde”.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PARA REFLETIR


Fim de semana passada eu “postei” um vídeo para dar uma descontraída. Infelizmente agora, o “post” é incrivelmente mais sério e gostaria que todos vissem, refletissem e tomassem algum partido.
O documentário que quero que vocês vejam chamasse a História das Coisas. É um documentário de 20 minutos. Descreve o que acontece da extração e produção até a venda, consumo e descarte dos produtos.
O documentário revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais. E é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
Entretanto, diferente de outros vídeos de alerta, o documentário, a História das Coisas nos faz rir e, dessa forma, é mais fácil de ser visto. Isso pode ajudar a mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
Como o vídeo é um pouco longo eu prefiro colar aqui o link e cada um de vocês visita o site:
http://www.sununga.com.br/HDC

sábado, 13 de setembro de 2008

Para Descontrair

Saindo um pouco das questões de marketing, publicidade e design posto aqui um link muito interessante. É um experimento nem um pouco científico dos mesmos criadores do mentos com coca light. O site deles é o http://www.eepybird.com.

Obrigado ao Mozart que trabalha comigo e me mandou o link.


EepyBird's Sticky Note experiment from Eepybird on Vimeo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quem disse que só porque é caro é bom?

Pessoal. Isso que vocês vem ao lado é a marca das olimpíadas de Londres 2012.
Eu indico (quase que obrigo) a leitura de um post que vi no blog LogoBR.
Para incitar a curiosidade de vocês digo que essa logo estilo fred flinstons teve um custo de 600.000 Euros. Please, antes de estabelecer qualquer juízo (favorável ou contrário) eu acho que devemos ler o post até o final e refletir um pouco.

VIVA A POLEMICA!

domingo, 24 de agosto de 2008

Classe social X Classificação de renda – Não erre mais

Pessoas costumam confundir e, vincular a classe social ao dinheiro
que a pessoa possui.

Existe alguma ligação porem são coisas distintas, veja abaixo um pouco sobre isso.

Classe Social Devido ao fato dos indivíduos com diferentes posições sociais serem propensos a viver as suas vidas de maneira distinta, um sistema de classe social pode definir-se como:

“Uma divisão hierárquica da sociedade em grupos relativamente distintos e homogêneos com respeito a atitudes, valores e estilos de vida.” Segundo Kotler, a classe social se classifica da seguinte forma:
Alta – alta; Alta – baixa; Média – alta; Média – baixa; Baixa – alta e Baixa – baixa.

Classificação de renda
Para o levantamento da renda se leva em conta a renda média familiar e se utiliza o CCEB critério de Classificação Econômica Brasil), comumente tratado por Critério Brasil - estima o poder de compra dos indivíduos e famílias urbanas, classificando-os por classes econômicas. Segundo a Associação brasileira de Empresas de Pesquisa(http://www.abep.org) que desenvolveu o CCEB, desde 2008 a classificação de renda no Brasil se dá de acordo com as seguintes classes: A1, A2, B1, B2, C1, C2, D e E.

Abaixo Os cortes de renda e a análise das principais cidades brasileiras. Para saber mais pesquisa nas fontes.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pai dos burros OnLine e Oficial

A língua portuguesa tem muitas palavras que nos soam estranhas pelo pouco uso.
Na dúvida se uma palavra se ela existe ou não indico o site da Academia Brasileira de Letras.

Lá podemos fazer buscas no V.O.L.P. (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) que é o dicionário oficial de todas as palavras existentes no português
se está lá é porque existe e é oficial, se não está é porque não
existe oficialmente.

O link direto para a página do V.O.L.P é:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ins(piração)

Não sei se tenho palavras para descrever.
Apenas vejam.

Cronogramas e divisão de tarefas

Todo mundo que tem uma tarefa - de algum grau de complexidade – para ser desenvolvida em equipe deve (ou deveria) fazer um cronograma e dividir as tarefas entre os integrantes da equipe.
Por experiência sabemos que isso nem sempre acontece por isso deixamos aqui uma dica que vem do pessoal do design. Como quase todo projeto de design é de media a longa duração e é por essência interdisciplinar eles tem mais facilidade em realizar essa divisão de tarefas e, uma das ferramentas mais utilizadas é o Diagrama de Gantt.
Este método foi desenvolvido em 1917 por Henry Gantt e, nada mais é do que um gráfico baseado em barras que podem se sobrepor e que expressa as tarefas a serem realizadas e o avanço de cada uma delas.
É simples e pode ser feito com lápis e papel porem, pelo tempo de existência e pela sua funcionalidade existem softwares e planilhas pra facilitar a sua criação.
Abaixo coloco alguns (tem muito mais) links. Tem muito mais, pesquisem.

Informações básicas sobre Gannt Charts
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Gantt

Programas para criar Gantt Charts (frees por algum tempo pra testar)
http://ganttproject.biz/
http://timios.net/Gantt/

Gantt Charts no Excel
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2006/11/30/idgnoticia.2006-11-30.0347841737/
http://office.microsoft.com/en-us/excel/HA010346051033.aspx

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Lançamento do 207 - Vale a pena ver

Quem é curioso e se deu ao trabalho de acessar o endereço de internet (www.escuteseucorpo.com.br) que aparece em um teaser que está no ar já percebeu que se trata do lançamento do Peugeot 207.

Todo mundo sabe que gosto de carros porem, não é por isso que estou indicando esta campanha. Uma campanha de lançamento de produto é uma coisa que qualquer publicitário sempre sonha em fazer.

Este lançamento, especificamente, acho que vale ser analisado de perto, pois trás um conceito que geralmente é difícil de trabalhar.

Não tenho uma posição formada sobre a campanha até porque quero ver toda a campanha no ar pra poder avaliar porem, de antemão já podemos ver que estão investindo bastante e que estão tentando propor algo de novo. Pra quem quer olhar tem muita informação sobre isso no portal da propaganda e no CCSP.

Alem disso, a campanha tem um hot site:
www.escuteseucorpo.com.br

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

DIREÇÃO DE ARTE | Matérias interessantes

Para o pessoal de Direção de Arte (e design também) tem duas matérias que estão no Webinsider que acho bem pertinente de serem lidas.
A primeira saiu hoje, fala sobre a boa comunicação, e a segunda, um pouco mais antiga, discorre sobre a beleza e faz esta análise do ponto de vista da criação. Ambas valem a leitura já que iremos abordar os dois temas.